terça-feira, 5 de julho de 2011

A NOVELA COMO DISSEMINADORA E CRIADORA DE MODA

Voltando ao assunto anterior, o poder da PROPAGANDA nas novelas é tão grande, a influência que exerce sobre a moda, criando-a ou disseminando-a é tão evidente, que a Rede Globo lançou um site, o Globo Marcas, no qual vende quase todos os objetos que seus personagens, apresentadores e participantes de reality shows usam.
Quantas jovens de 20 e poucos anos não encurtaram suas franjas para o meio da testa e usaram rabo de cavalo como Maria do Carmo (Regina Duarte) em Rainha da Sucata (Rede Globo, 1990)?
Muitas jovens apostaram também nos cabelos loiros, quase brancos, como os da Leona (Carolina Dieckmann) em Cobras & Lagartos (Rede Globo, 2006).
Todas as mulheres, quaisquer que fossem as suas idades, abandonaram o biquíni pequeno e os maiôs para usar o biquíni shortinho como o da Bionda (Mariana Ximenes) em Uga-Uga (Rede Globo, 2000).
Já a Jade (Giovanna Antonelli) lançou a moda do delineador preto nos olhos na novela O Clone (Rede Globo, 2000). Onze anos após sua exibição original, a trama é exibida novamente no programa Vale a Pena Ver de Novo. Este é o motivo da volta da moda do delineador no ano de 2011.
Em 2001, a moda era usar um brinco que cobria toda a orelha, como o que Cuca (Débora Falabella) usava em Um Anjo Caiu do Céu (Rede Globo, 2001) e em 2010 o corte de cabelo mais pedido nos salões do Rio de Janeiro era o da Melina (Mayana Moura) de Passione (Rede Globo, 2010).

Ainda em 2011 os jovens usam as roupas coloridas lançadas por Bernardo (Fiuk) em Malhação ID (Rede Globo, 2010). Este personagem criou um novo estilo entre os adolescentes, que antes se vestiam de preto e se auto-intitulavam “emos”.
A Tereza (Lília Cabral) em Viver a Vida (Rede Globo, 2009) lançou a moda do colar com o pingente do Espírito Santo, a Darlene (Deborah Secco) lançou a moda da saia plissada ou de babados com meias ¾ coloridas na altura dos joelhos em Celebridade (Rede Globo, 2003) e a Babalu (Letícia Spiller) em Quatro por Quatro (Rede Globo, 1994) lançou a moda dos shorts bem curtos.

Talvez a moda seja a forma mais direta e mais perceptível de influencia das novelas, já que o resultado é imediato. E é só a novela acabar e outra ser posta no seu lugar para que aquela moda vire passado, dando lugar a uma nova tendência, imposta por uma nova celebridade.
Mas a moda vai muito além de roupas, acessórios e visual. As novelas também têm o poder de atrair o turismo para os cenários de suas tramas, fazendo com o que lugar vire moda também.
Enquanto a novela Pantanal (Rede Manchete, 1990) estava no ar, o turismo do Pantanal do Sul Matogrossense aumentou de forma incrível, tornando necessária a implantação do turismo ecológico na região, fazendo com que a economia local crescesse. Quando foi reprisada no ano de 2008 pela Rede SBT, o turismo no Pantanal voltou a crescer, gerando emprego e lucro para a população pantaneira mais uma vez.
A novela Gabriela (Rede Globo, 1975) trouxe muito mais turismo à Ilhéus do que o livro Gabriela, Cravo e Canela, romance do escritor Jorge Amado, do qual foi adaptada.
As praias Morro Branco e Praia das Fontes do Ceará até hoje atraem turistas por conta das novelas Final Feliz (Rede Globo, 1982) e Tropicaliente (Rede Globo, 1994). Na segunda, uma cena em que Açucena (Carolina Dieckmann) toma um banho de forma sensual na gruta de pedras Mãe D’água fez com que a mesma seja um dos pontos mais procurados das praias cearenses.

Quantas outras novelas gravaram suas cenas em locais exóticos, muitas vezes até desconhecidos da maioria dos brasileiros, e fizeram com que o número de visitações aumentasse bruscamente?
As novelas, portanto, têm também o poder de atrair turismo, fazer com que qualquer lugar que deseje vire moda, passe de lugar desconhecido ou ignorado a destino de muitos turistas.

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